SEJA BEM VINDO

ESPERO QUE ESTE BLOG CONTRIBUA PARA EFETIVARMOS UM DEBATE SOBRE O ESTADO DE RORAIMA. ACREDITO QUE SÓ AS PALAVRAS VINCULADAS A AÇÃO DA SOCIEDADE PODE TRANSFORMAR A REALIDADE EXCLUDENTE QUE VIVENCIAMOS NESTE LAVRADO DE MACUNAÍ'MA

segunda-feira, 8 de março de 2010

Luz para Todos

O “Luz para Todos” é um programa do governo federal que objetiva em 10 anos reduzir a demanda por energia elétrica no país. Eletricidade era tratada antes do governo Lula como uma prioridade dos moradores de centros urbanos.
Os brasileiros e brasileiras que moravam distantes desses centros necessitavam improvisar para ter acesso a esse serviço que surgiu nos primórdios das cidades-estados, certo que com outras fontes de energia. Hoje a eletricidade é uma realidade em muitas localidades brasileiras, seja região de produção de alimentos, comunidades indígenas ou quilombolas. Até os ribeirinhos usufruem o direito a ter luz.
Podemos imaginar que a eletricidade possa ser um luxo. Mas, ela garante o direito à conservação de alimentos e acesso a informação, mas, principalmente nas áreas de produção de alimentos significa o melhor desenvolvimento da agricultura, principalmente quando falamos de assentados da reforma agrária.
A execução, do programa, dar-se através da descentralização de recursos do governo Federal as empresas de energia estaduais ou aos governos dos outros entes federados.
Estrategicamente em Roraima, a democratização do acesso a energia seria a garantia do desenvolvimento de nossa agricultura, com os produtores podendo implantar sistemas de irrigação e processos de conservação e beneficiamento de alimentos. Mas, a história mais uma vez se repetiu. O dinheiro foi gasto. O governo do Estado teve que devolver cerca de 11 milhões aos cofres da união. E a Luz? Não chegou! Demonstrando que o discurso de desenvolvimento são apenas palavras jogadas ao vento para buscar ludibriar os roraimenses.
Infelizmente com ajuda da bancada federal o governo conseguiu firmar um novo convênio do programa. Mesmo em desacordo das lideranças dos trabalhadores e trabalhadoras rurais que lutavam para que a execução do “Luz para Todos” fosse transferida para Eletronorte. A esperança é que a luz torna-se realidade e não continuasse sendo um sonho ou pesadelo.
Mais alguns milhões serão creditados para a melhoria da infra-estrutura do Estado e melhoria da qualidade de vida dos roraimenses que vivem em nossa área rural.
Esperamos que desta vez o plano de trabalho acordado seja executado. E as centenas de Josés, Raimundas, Joãos e Marias que residem em nossas vicinais possam ter acesso a energia elétrica e não sejam obrigadas a ver suas bombas de irrigação, geladeiras, televisões depositadas num canto de suas casas, sem utilidade. Pois quando os postes passam o transformador vira mercadoria para compra de voto e quando não passam a promessa de um programa estruturante de nossa infra-estrutura versa como as promessas de emprego em época de campanha.Este Governo necessita compreender que energia elétrica é um passo essencial para podermos iniciar uma proposta de desenvolvimento sustentado em nosso Estado e para transformação do processo de exclusão que vive parte de nossa sociedade. Bom dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário